Regras de Boa Convivência
REGRAS DE BOA CONVIVÊNCIA
PROGRAMA DE AMBIÊNCIA
É quase constante as reclamações de funcionários que necessitam conviver diariamente no espaço do trabalho. Aqui estão algumas dicas para melhorar os conflitos do dia-a-dia.
PROGRAMA DE AMBIÊNCIA
1 – Seja cordial com todos os colegas, mas evite conversas muito pessoais.
A vida pessoal de cada um deve ficar fora do âmbito do trabalho. Quanto mais se sabe sobre a vida pessoal de alguém, mais intimidade se adquire.
Consequentemente, a intromissão em campos não profissionais.
PROGRAMA DE AMBIÊNCIA
2 – Escute o que o outro tem a dizer, mas quando for algo que pode gerar um conflito, não leve para o lado pessoal. Aborde a questão em uma reunião. As coisas devem ser tratadas de modo profissional. Isto ajuda a se distanciar das discussões entre duas pessoas.
PROGRAMA DE AMBIÊNCIA
3 – Seja sorridente, amável, não leve seus problemas pessoais para o trabalho, mas caso não esteja bem consigo mesmo, lembre-se de tratar os outros com educação.
PROGRAMA DE AMBIÊNCIA
4 – Evite apontar o que o colega deixou de fazer. Ocupe-se com sua tarefa. Cada um é responsável pela sua atividade e responde pelo que faz.
PROGRAMA DE AMBIÊNCIA
5 – Caso precise se defender de alguma acusação, seja firme nas palavras, não perca a paciência, controle a ira e construa argumentos para sua defesa.
Caso você tenha cometido o erro, diga a verdade e comprometa-se a corrigir a falha. Não é vergonha errar, mas é falta de ética e de profissionalismo mentir ou jogar a culpa em outras pessoas.
PROGRAMA DE AMBIÊNCIA
6 – Procure ser cordial com todos, mas se afaste dos colegas escandalosos, que fazem da raiva, da ira ou do mau-humor uma ferramenta para prejudicar as relações humanas no trabalho.
PROGRAMA DE AMBIÊNCIA
7 – No seu dia a dia, faça o melhor que puder e quando solicitado ajude o seu colega. Lembre-se, nem sempre as pessoas querem ser ajudadas, pergunte primeiro se ele