Região Abruzzo
Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia
GASTRONOMIA ITALIANA 4º Período
Prof. Fernando Sabino
ABRUZZO
Capital
L’Aquila
Área
10.794 km²
Províncias
L’Aquila, Chieti, Pescara, Teramo Abruzzo (figura 01) é localizado abaixo das Marche, na costa do Adriático e sua restrita cozinha regional é baseada na pasta, no cordeiro e em especialidades locais.
Figura 01 – Abruzzo.
A paisagem da região de Abruzzo é recortada pelos Apeninos, com alguns dos mais altos picos da cadeia montanhosa, como Gran Sasso e Maiella, que atingem mais de 2.500 m de altitude. Em direção ao mar, o relevo vai suavizando e podem ser vistas colinas cobertas de florestas.
Originalmente terra do povo Piceno, que também ocupou a parte sul das Marche, a região de Abruuzo foi conquistada pelos romanos, que dividiram o território em duas partes. Com a queda do Império Romano, a região foi dominada pelos bizantinos, lombardos e francos. Posteriormente, tornou-se parte do reino das Due Sicilie e foi durante a ocupação normanda que o imperador Frederico II unificou novamente a região e fundou a cidade de L’Aquila. Durante as sucessivas batalhas entre a França e a Espanha pelo controle do reino de Napoli, até a unificação da Itália, Abruzzo passou por um longo período de decadência e emigração.
A cultura gastronômica da região de Abruzzo é composta, em grande parte, pelas influências das regiões circundantes, principalmente das Marche. Abruzzo é uma região pastoril, com alimentação frugal, muito simples e inexpressiva. Mas, durante as celebrações, os pratos se tornam mais elaborados, como é o caso da panarda, uma antiga tradição abruzzese, que consiste em um verdadeiro festim que pode chegar a 50 pratos. Por tradição, os casamentos são celebrados em grande estilo. Segundo um costume antigo, os convidados levam consigo cestos onde podem transportar para suas casas tudo aquilo que, no decorrer do