Dregulho
A gravitação mantém os planetas em órbita ao redor do Sol. (Sem escala)
A gravidade é uma das quatro forças fundamentais da natureza (junto com a força forte, eletromagnetismo e força fraca) em que objetos com massa exercem atração uns sobre os outros.1 Classicamente, é descrita pela lei de Newton da gravitação universal. Foi entendida primeiramente de modo matemático pelo físico inglês Isaac Newton e desenvolvida e estudada ao longo dos anos.
Do ponto de vista prático, a atração gravitacional da Terra confere peso aos objetos e faz com que caiam ao chão quando são soltos no ar (como a atração é mútua, a Terra também se move em direção aos objetos, mas apenas por uma ínfima fração). Ademais, a gravitação é o motivo pelo qual a Terra, o Sol e outros corpos celestes existem: sem ela, a matéria não se teria aglutinado para formar aqueles corpos e a vida como a entendemos não teria surgido. A gravidade também é responsável por manter a Terra e os outros planetas em suas respectivas órbitas em torno do Sol e a Lua em órbita em volta da Terra, bem como pela formação das marés e por muitos outros fenômenos naturais.
Índice
[esconder]
1 Gravitação
2 Lei de Newton de Gravitação Universal
2.1 Forma Vetorial
2.2 Aceleração da gravidade
2.3 Comparação com a força eletromagnética
2.4 História
3 A teoria geral da gravidade de Einstein
3.1 Constante cosmológica
4 Mecânica quântica
5 Comparação da força da gravidade em diferentes planetas
6 Outras teorias gravitacionais
7 Referências
8 Ligações externas
9 Ver também
Gravitação[editar]
Gravitação é a força de atração que existe entre todas as partículas com massa no universo.
A gravitação é responsável por prender objectos à superfície de planetas e, de acordo com as leis do movimento de Newton, é responsável por manter objectos em órbita em torno uns dos outros.
A gravidade faz muito mais do que simplesmente