Registro e anotações de enfermagem
Alunas:
-Monica Rodrigues
-Alessandra Silva
-Marcia Almeida
-Talita Oliveira
-Deisiane Batista
CANDIDÍASE VULVOVAGINAL
CANDIDÍASE VAGINAL
PATOLOGIA
A candidíase é uma patologia que apresenta maior incidência no período do verão, principalmente devido ao uso de vestuário inadequado como calças apertadas, roupas íntimas de lycra, o que mantém alta a umidade local favorecendo o crescimento desse fungo. Outros fatores importantes envolvidos com o aparecimento da candidíase são o uso de pílulas anticoncepcionais, principalmente com alta dose de estrogênios, o uso de antibióticos, o estresse, gravidez, doenças e drogas imunossupressoras, entre outros.
AGENTE CAUSADOR
A candidíase vaginal é uma infecção da vagina e da vulva por leveduras do gênero Cândida, denominado Candida albicans. Por tratar-se de uma infecção fúngica que causa uma série de sintomas importantes, desagradáveis e limitantes à mulher (como ardor, prurido, *dispareunia etc.), a candidíase vaginal precisa ser tratada.
Cândida:
-Presente no trato gastrointestinal e região perianal;
-Cresce bem no meio ácido da vagina, podendo colonizá-la;
-O controle do seu crescimento depende da presença de outros micro-organismos na flora vaginal normal;
-Infecção ocorre em virtude do desequilíbrio entre os integrantes da flora vaginal normal;
Causas:
Uso de antibióticos de amplo espectro, gravidez, diabetes, infecções, doenças que causam deficiência imunológica como AIDS, ingestão excessiva de carboidratos ou o uso de alguns medicamentos, como corticóides, stress. A candidíase não é considerada uma doença sexualmente transmissível (DST).
SINTOMAS E SINAIS DA CANDIDÍASE
Intenso prurido vulvovaginal e eritema local;
Dor tipo queimação durante a micção e a relação sexual e um corrimento com aparência de grumos esbranquiçados, semelhante a leite coalhado, bastante característico;
O exame físico