Ação educativa em administração hospitalar
O presente projeto de ação educativa foi proposto a fim de implementar as práticas de registro de enfermagem para procedimentos realizados de forma direta e indiretamente pela equipe de enfermagem de setor do ambulatório do Hospital Regional de Campo Grande-MS.
Registros ou anotações de enfermagem consistem na forma de comunicação escrita de informações pertinentes ao cliente e aos seus cuidados. Entende-se que os registros são elementos imprescindíveis no processo de cuidado humano visto que, quando redigidos de maneira que retratam a realidade a ser documentada, possibilitam à comunicação permanente, podendo destinar-se a diversos fins (pesquisas, auditorias, processos jurídicos, planejamento e outros (CIANCIARULLO et al, 2001).
O registro é um aspecto vital da prática de enfermagem, pois ao longo do tempo, a forma e a qualidade do registro evoluíram, porém o foco continua a ser o impacto positivo do cuidado sobre o cliente. Nos Estados Unidos da América, os registros têm se tornado num dos temas mais desafiadores na enfermagem, pois denota a qualidade do cuidado prestado e subsidia os financiamentos e reembolsos pelas instituições seguradoras (ANGERAMI ELS. et al, 1982).
2. OBJETIVOS
Objetivo Geral
Implementar um material próprio para anotações de enfermagem e capacitar a equipe técnica quanto a maneira de redigir um relatório de enfermagem.
Objetivos Específicos
Propor o material onde serão realizadas as anotações de enfermagem;
Apresentar a forma correta de realizar um relatório de enfermagem;
Orientar como realizar um registro específico para o setor do ambulatório;
Sensibilizá-los para fazerem os registros da forma mais legível possível.
Explicar as finalidades e benefícios das anotações de enfermagem.
3. JUSTIFICATIVA
No cotidiano hospitalar, observa-se que as anotações de enfermagem carecem de sistematização tanto em termos de apresentação (estética da redação),