Equinos
MASTOCITOMA CUTÂNEO CANINO – REVISÃO DE LITERATURA
CUTANEOUS MAST CELL TUMORS – REVIEW
2
1
2
2
2
SIMONETTI, F.; SALIBA, R.; CASTRO, L. F. G.; PINHEIRO, G. R.; CAMARGO, B. M.
Docente do Curso de Medicina Veterinária – Faculdades Integradas de Ourinhos-FIO/FEMM
2
Discente do Curso de Medicina Veterinária – Faculdades Integradas de Ourinhos-FIO/FEMM
1
RESUMO
O mastocitoma é a neoplasia de pele mais comum em cães, sendo que podem se desenvolver em várias localizações. As raças braquicefálicas são as mais atingidas não havendo predisposição sexual. Animais de meia idade a idosos são comumente afetados. Os animais afetados podem apresentar sinais paraneoplásicos. A liberação de heparina por parte dos mastocitomas provoca problemas locais de coagulação que se manifestam como tendência a hemorragias durante a retirada cirúrgica. O diagnóstico é confirmado pelo exame histopatológico utilizando-se a coloração de hematoxilina e eosina (H.E.). O tratamento depende da localização e apresentação do tumor, podendo ser cirúrgico, radioterápico e quimioterápico ou ainda a associação destes. O objetivo do presente trabalho foi de pesquisar o que há de mais recente nos trabalhos publicados, para a realização de futuros estudos.
Palavras-chave: Mastocitoma, Cão, Histopatológico.
ABSTRACT
The mast cell tumor is the most common skin neoplasm in dogs, and can develop in several locations.
The brachycephalic breeds are the most affected with no sexual predisposition. Animals of middle aged and elderly people are commonly affected. Affected animals may show signs paraneoplastic.
The release of heparin by mast cell causing local clotting problems that manifest as a tendency to hemorrhage during surgical excision. The diagnosis is confirmed by histological examination using the hematoxylin and eosin (HE). Treatment depends on the location and presentation of the tumor, which can be surgical, radiotherapy and chemotherapy or a combination