For De Equinos
Resulta em
Animais doentes
Queda na produção
Gastos com medicamentos
No manejo com animais doentes, deve diminuir o risco da transmissão da doença
Implantar um calendário zooprofilatico com um programa adaptado de vacinação e vermifugaçao
Realização periódica de testes para diagnosticos de determinads doenças e o parasitológico de fezes
Dar um destino correto os cadáveres, enterrando-os e adotando as praticas corretas de desinfecção ambiental
2. Em relação a reprodução, Qual a característica que somente a espécie equina apresenta?
Com 18 meses eles já atingem a maturidade sexual, mas o ideal é que machos e fêmeas esperem até atingir os 36 meses para iniciar a reprodução. O cio tem duração média 11 dias, não sendo recomendado cobrir a água no início do mesmo, ainda a ovulação se dá apenas de 24 a 46 horas antes do término do cio, o ideal é cobrir a fêmea a cada 2 dias, e de outubro a dezembro é o melhor período para realizar a monta. A fêmea desta espécie possui uma gestação de 11 meses, alem disso, a égua apresenta comportamento poliéstrico estacional, isto é, faz cios (ciclo estral) regulares num determinado período do ano. Este período corresponde ao de maior duração da luz do dia, como a primavera e o verão.
3. Após o parto, permitindo-se no máximo uma hora, a placenta deve ser eliminada pela égua. Por que não deve-se puxar a placenta? Caso demore muito, qual será a ação do médico veterinário?
Porque o ato de puxar a placenta pode provocar desde danos ao endométrio, comprometendo a reprodução, até um rompimento de parte da placenta causando retenção placentária, isso pode ocasionar problemas como metrite, laminite e septicémia que dependendo do grau pode levar a égua a morte. Quando a égua demora pra eliminar a placenta ela começa a ficar inquieta, deitar-se e rolar-se podendo nesses movimentos pisar a romper parte da placenta, causando retenção