Relatorio Química Experimental - Densidade
Prática Nº 03 (28/08/14):
DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE
VILA VELHA
AGOSTO - 2014
DETERMINAÇÃO DA DENSIDADE
Relatório do Curso de Graduação em Engenharia Civil da Universidade Vila Velha - UVV, como requisito parcial para obtenção de nota relativa à Disciplina de Química Experimental sob orientação da Professora.
VILA VELHA
AGOSTO – 2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 03
2. OBJETIVOS DA EXPERIÊNCIA 04
3. MATERIAL 05
4. MÉTODOS 07
4.1. PROCEDIMENTOS E CÁLCULOS 07
5. RESULTADOS 09
6. DISCUSSÃO 10
7. BIBLIOGRAFIA 12
1. INTRODUÇÃO
A densidade é uma propriedade específica de cada material que serve para identificar uma substância. Segundo o Sistema Internacional de Unidades, a densidade de sólidos e líquidos geralmente é expressa em gramas por centímetros cúbicos (g/cm³); já para os gases, a densidade costuma ser expressa em gramas por litro (g/L).
De acordo com o artigo de Andrade, J. C. et al (2004, p. 2), por ser uma propriedade física importante, a densidade pode ser utilizada para distinguir um material puro de um impuro, pois a densidade dos materiais que não são puros (misturas) é uma função da sua composição. Ela também pode ser utilizada na identificação e no controle de qualidade de um determinado produto industrial, bem como, ser relacionada com a concentração de soluções.
Segundo Trindade, D. F. et al (1998, p. 55), para se determinar a densidade, devemos medir o volume e a massa de uma quantidade dada da substância em questão. A densidade pode ser calculada depois, dividindo-se a massa pelo volume (D=m/V). Um método adequado para medir o volume de um sólido, independente do seu formato, consiste em mergulhá-lo numa quantidade medida de água numa proveta graduada. O aumento do volume, medido pela elevação da água, determina o volume do sólido.
O autor do artigo, Andrade, J. C. et al (2004, p. 2) , ainda diz que, a densidade dos líquidos pode ser