relatório de inorganica
Misturas
É a união de duas ou mais substâncias que não reagem entre si. E os seus componentes não perdem suas propriedades características. E são constituídas por moléculas ou íons, pertencentes a substâncias diferentes.
E existem dois tipos:
Misturas Homogêneas
Misturas que possuem as mesmas propriedades. Sendo assim não se nota nenhuma separação entre seus componentes. Exemplo: Água + NaCl
Misturas Heterogêneas
Misturas que possuem propriedades diferentes. Apresentam separação entre os componentes. O componente mais denso encontra-se na parte inferior numa mistura líquida. Exemplo: Água + Gasolina, a água é mais densa do que a gasolina ficando na parte inferior.
Solubilização
É a quantidade máxima que uma substância pode dissolver-se num líquido, ou seja, a capacidade de uma substancia ser solúvel em um solvente. Pode-se expressar em mols por litro, em gramas por litro, ou em porcentagem de soluto/solvente.
Na solubilidade, o caráter polar ou apolar da substância influi muito, já que, devido a polaridade das substâncias, estas serão mais ou menos solúveis. A solubilidade de uma substância depende da natureza do soluto e do solvente, assim como da temperatura e da pressão do sistema.
Materiais e Métodos
Os materiais necessários para trabalharmos com o solubilidade dos sais são:
Tubos de ensaios
Béquer
Pipeta
Papel de filtro E os reagentes usados foram:
Cloreto de Sódio
Bicarbonato de Sódio
Carbonato de Sódio
Sulfato de Sódio
Nitrato de Sódio
E os métodos que utilizamos foram:
Colocamos em 6 tubos de ensaio 10 ml de água destilada em cada um.
Em cinco dos seis tubos, foi adicionado 3,5g dos reagentes citados acima, deixando um dos tubos só com água destilada.
Usamos o papel indicador para determinar o pH de cada solução.
Logo depois, adicionou-se 1ml de hidróxido de cálcio (NaOH) em cada tubo. E foram feitas observações quanto a formação ou não de precipitados.
Concluindo, adicionamos 2ml de