Regionalização - planejamento regional no brasil
PORTFÓLIO DE REGIONALIZAÇÃO
UN. 4 – PLANEJAMENTO REGIONAL NO BRASIL
Centro Universitário Claretiano
Licenciatura em Geografia
Regionalização
Prof.ª Paula Cristiane Strina Juliasz
BATATAIS
2012
PORTFÓLIO DE REGIONALIZAÇÃO
PLANEJAMENTO REGIONAL NO BRASIL
No período histórico recente, a afirmação do capitalismo industrial vai introduzir um novo sentido a região, tornando-as áreas para a produção e reprodução do capital, que devem estar integradas pelas leis do mercado, como o desenvolvimento do capitalismo é espacialmente desigual, é preciso uma ação, sobretudo do Estado n transformação das regiões em unidades de planejamento para a maximização produtiva de suas especialidades, para integração econômica ou para a correção das disparidades regionais. No capitalismo o planejamento regional é uma política para atenuar e corrigir as desigualdades criadas no seu próprio processo de desenvolvimento.
A consolidação do planejamento regional se expressa através de um novo papel que o Estado assume, o de organizar o território nacional, o planejamento surge como uma ação deliberada na organização do espaço, o que vale dizer como instrumento de intervenção (BEZZI, 1996, p.185).
No Brasil, as políticas de planejamento regional começam a ser implantadas de forma significativa a partir da década de 1950 e visavam garantir a integração econômica e a unidade territorial, ameaçada pela intensificação das disparidades regionais promovidas pela industrialização. A concentração industrial no Sudeste, especialmente em São Paulo evidenciou a gravidade das disparidades regionais para a própria aceleração da reprodução capitalista,