ANÁLISE DA REGIONALIZAÇÃO DO TURISMO
RESUMO
Neste artigo faremos uma análise sobre a regionalização do turismo, esse macroprograma do Plano Nacional de Turismo, que estabelece estrategicamente regiões turísticas, organizando o turismo de uma forma planejada e com base em uma gestão. Esse processo visa estabelecer territórios-rede em escala municipal, estadual e nacional. Verificamos que a regionalização do turismo fortalece regiões turísticas, implementando planos estratégicos com maior visibilidade para estudar e planejar a atividade em determinada região. Trabalhando em conjunto e gerando um melhor relacionamento entre dois ou mais municípios ou regiões, criando territórios-rede. Sua proposta é estruturar, organizar e diversificar ofertas turísticas no Brasil com base nos programas e ações do Plano Nacional de Turismo.
Palavras chaves: Regionalização do Turismo. Territórios-rede. Plano Nacional de Turismo
INTRODUÇÃO
Iniciado em 2003 a Regionalização foi criada para orientar o desenvolvimento do turismo no Brasil de uma forma descentralizada e compartilhada, o foco é uma melhor comunicação entre o Ministério do Turismo e os 26 Estados mais o Distrito Federal, e também uma melhor organização das regiões visando um desenvolvimento integrado. Esse desenvolvimento integrado tem a intenção de explorar determinadas regiões, que juntas podem desenvolver um melhor plano de turismo, seja através de um calendário de eventos regional ou uma junção de diferentes potenciais turísticos que se complementam.
Dessa forma toda uma região pode tirar proveito, uma complementando a outra, sem haver concorrência. Assim descartamos a centralização em um só município com grande potencial turístico e direcionamos o aproveitamento de diversas atividades em municípios vizinhos que complementem o principal centro receptivo, compartilhando diferentes potenciais, evitando uma repetição de eventos similares em regiões próximas, que acaba não gerando tanta demanda quanto se fosse