Regionalização pelo nível de desenvolvimeto
REGIONALIZAR
Regionalizar significa dividir um determinado espaço de acordo com características comuns. Essa divisão pode usar como referência vários aspectos, o mais comum é aquele que leva em consideração o nível de desenvolvimento econômico e social dos países. De acordo com esse critério podemos classificar os países do mundo em países desenvolvidos, subdesenvolvidos e países emergentes.
PAÍSES DESENVOLVIDOS
Entende-se por países desenvolvidos aqueles que possuem um elevado nível de desenvolvimento econômico e social. Esse “progresso” material não é apenas observado nos bons indicadores da economia, mas nos bons índices da educação, saúde, moradia, renda etc. Em síntese, nesses países, houve um crescimento da economia acompanhado com a melhoria das condições de vida da população.
PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS
Nos países subdesenvolvidos, a realidade é bem diferente. Além da deficiência nos indicadores econômicos, as condições da população de uma não são boas. Isto quer dizer que a qualidade de vida é ruim e os serviços básicos (educação, saúde, segurança pública...) são precários ou inexistentes.
Se formos buscar as causas desse subdesenvolvimento encontraremos a resposta na exploração colonial iniciada pelas nações europeia a partir do século XVI. Nesse contexto, os países dominantes europeus (metrópoles) retiravam dos países dominados (colônias) todos os recursos materiais que pudessem enriquecer suas pátrias. As colônias exerciam uma função histórica complementar à economia das metrópoles.
No momento seguinte a Revolução Industrial (século XVIII) um novo tipo de exploração surge o neocolonialismo. De acordo com essa prática, as colônias forneceriam as matérias-primas às metrópoles a preços baixos e adquiririam produtos industrializados a preços não justos.
Podemos apontar como características dos países subdesenvolvidos: má distribuição de renda,