Regioes dos vales e do cafe
Nome: Caio Duarte, Kassio Xavier, Nalbert Reis
Tema: Região dos Vales e do Café
Data: 10/10/2014
Escola: EEEFM:Catharina Chequer
Região dos Vales e do Café
Esta é uma região turística privilegiada, pois reúne lazer, cultura e negócios. Aliás, bons negócios. O município de Cachoeiro de Itaperimim é o principal polo do Brasil no setor de mármore e granito e com isso destaca o setor de metal-mecânica na região. A cidade atrai diversos investidores mundo afora, principalmente durante o evento: Cachoeiro Stone Fair, que acontece a mais de 20 anos no estado. Além disso, o município ainda conta com belas riquezas naturais, além de um patrimônio histórico capaz de remeter o turista aos tempos antigos com seus palácios espalhados pela cidade, alguns deles tombados pelo patrimônio histórico e arquitetônico e outros sendo usados, como por exemplo, o Palácio Bernardino Monteiro, sede da Prefeitura.
Também destacam-se as cidades de Muqui e Mimoso do Sul por possuírem casarios que retratam a cultura da época colonial e ao mesmo tempo resgatam os costumes e tradições dos povos libaneses, italianos e portugueses. Portanto, conhecer estas cidades é vivenciar a história que seus povos a mantém viva e que se renovam a cada evento de celebração.
Composta por seis municípios, a Região dos Vales e do Café possui paisagens de tirar o fôlego com montanhas e vales e preserva sua história que teve começo na produção e exportação de café no período colonial. Daí o porquê do seu nome.
Agora irei explicar um pouco mais de cada cidade dessa região.
1° Bom Jesus do Norte
Divisa com o Estado de Rio de Janeiro, Bom Jesus do Norte é um pequeno município ao sul do Espírito Santo, a 217 km da capital Vitória e integrante da Região dos Vales e do Café. A pequena cidade possui atrativos diversos como, rios, cachoeiras, igrejas, praças, monumentos, estádio de futebol e muito mais. Sua economia está baseada na agricultura familiar,