regio Emilia
Amanda Marques Silva
Fernanda de Queiroz Alves Ribeiro
Nívia Cavalcante Silva
Valéria Cardoso da Silva
RESUMO
Reggio Emília apesar de ser uma pequena cidade no norte da Itália, ficou conhecida pelo mundo inteiro por sua proposta pedagógica inovadora para a educação de primeira infância. Este artigo tem como objetivo conhecer a proposta e o trabalho de Reggio Emília, sua história e abordagem, e também mostrar sua prática em uma escola de educação infantil privada brasileira, relatando opiniões de pais, professores e coordenador sobre a mesma proposta.
PALAVRAS-CHAVE: Reggio Emília. Construtivismo. Educação Infantil.
INTRODUÇÃO
O construtivismo é uma teoria processual de aprendizagem, baseada nos estudos de Jean Piaget, que acreditava que o ser humano trata-se de “um projeto” a ser construído, ou seja, o mesmo não nasce pronto, com o conhecimento que necessita para a sociabilidade. Assim Piaget derruba o conceito de que o conhecimento é algo dado, mas sim que o mesmo é construído.
A teoria de Piaget foi ganhando uma grande repercussão na área da educação, muitos teóricos demonstraram interesse pelo assunto, tais como Lev Vygotsky, Paulo Freire, Lawrence Kohlberg, entre outros. Desta forma, esta teoria foi sendo reconhecida e adotada por muitas escolas. No Brasil, a teoria de Jean Piaget chegou por volta da década de 80 (oitenta), sendo aplicada, inicialmente, na primeira Escola Novo Horizonte, depois na Escola da Vila, em São Paulo. Outras escolas no mundo também adotaram as teorias de Piaget, sendo que algumas até ficaram mundialmente conhecidas, como a Escola da Ponte, em Portugal.
O presente artigo tem por objetivo conhecer um pouco mais desta abordagem construtivista inovadora para a educação infantil, que surgiu em uma pequena cidade no norte da Itália chamada Reggio Emília. A cidade opera cerca de 13 (treze) centros para crianças de 0 (zero) a 03 (três) anos e cerca de