Loris Malaguzzi
Cristina Teixeira
Jéssica Portella
Lucileide Moura
Mayara Lopes de Mendonça
Noêmia Santos Amorim
Trabalho apresentado em cumprimento das exigências da disciplina no curso de Pedagogia.
Orientadora Professora Clarice
São Paulo
04/2014
Às nossas famílias e amigos que foram sempre grandes incentivadores.
Agradecimentos
À Deus pela constante presença em nossas vidas e à professora pela orientação sempre presente.
“A criança é feita de cem...
A criança tem cem linguagens
(e depois cem cem cem) mas roubam-lhe noventa e nove.
A escola e a cultura lhe separam a cabeça do corpo...
Dizem-lhe enfim: Que o cem não existe.
A criança diz: Ao contrário o cem existe”
(Loris Malaguzzi)
Introdução
O pedagogo e educador de Régio-Itália, Loris Malaguzzi , foi o criador da idéia de Reggio Emília, sendo até hoje seu incentivador primordial.
Foi este educador quem constituiu um princípio de ensino em que não existem as disciplinas formais e que todas as atividades pedagógicas se desenvolvem por meio de projetos. Estes projetos, no entanto, não são antecipadamente planejados pelos professores, mas, surgem através das idéias dos próprios alunos, e são desenvolvidos por meio de diferentes linguagens.
Loris Malaguzi dialoga com a pedagogia de vanguarda da época: Piaget, Vigotsyk, Frenet, autores que não haviam ainda sido traduzidos na Itália. Assim, a construção pedagógica das escolas se concretiza dentro de uma perspectiva sócio- construtivista onde o conhecimento se constrói através da ação do sujeito, se constrói no contexto, junto com a inovação social e com a cultura do grupo, crianças aprendem pelas experiências e nas experiências da ação e do fazer.
É uma pedagogia da relação e da escuta, que parte do pressuposto que a criança conhece o mundo como um pesquisador, curioso, atento e que neste processo é produtor de teorias interpretativas