Tribos Urbanas
Muito comuns nos dias atuais, presentes em grandes centros urbanos e em processo de expansão pelo mundo todo. As Tribos Urbanas são consideradas grupos de indivíduos ligados por fatores em comum, como musica, ideologia, religião, entre outros.
Cada tribo se diferencia por características marcantes, como corte de cabelo, estilo de roupas, linguagem, comportamento, preferência política e diversos gostos musicais por exemplo. Diretamente ligada a cultura jovem, demonstra a tendência destes a fugir dos padrões convencionais impostos por uma sociedade que se julga normal. Participar de uma tribo, é construir uma identidade, tentar ser único e diferente perante os demais, estando ao lado de pessoas que tem pensamento e ações iguais ou parecidas, pois assim sente-se existir como indivíduo e ser aceito socialmente.
Algumas tribos entram em conflito por pensarem de maneiras diferentes, e por manter tal ponto de vista de maneira firme e convicta, esses conflitos podem inclusive ser violentos.
As tribos se tornaram algo universal por causa da mídia e do crescimento das grandes cidades. Não necessariamente precisa morar no local de origem de alguma tribo para seguir sua ideologia e maneira de agir e ser.
O termo “tribo urbana” foi criado pelo sociólogo francês Michel Maffesoli, onde este divide a sociedade em várias subculturas de acordo com suas diferenças. A teoria da Neotribalização consiste em que o ser humano se adaptaria melhor ao viver em pequenas sociedades (tribos) do que em sociedades massivas as quais os tratam culturalmente iguais como indivíduos
Subcultura é o conjunto de particularidades culturais de um grupo que se distancia do modo de vida dominante sem se desprender dele, ou seja, inovar nos padrões mesmo seguindo um padrão convencional de existência social. As sociedades em si são formadas por várias tribos.
A principal ideia de Michel Maffesoli, foi definir que as tribos são instáveis e abertas, permitindo que