Socialismo
Diferente do capitalismo, o socialismo é a distribuição igualitária das riquezas, proporcionando a todos um modo de vida justo.
As desigualdades sociais faziam os filósofos pensarem em uma sociedade que fosse igual a todos, porém não há data certa para o início do socialismo, somente se sabe que ganhou força na Europa após 1840.
Para o idealizador do socialismo Karl Mark esse sistema trás a queda da burguesia que lucra com o proletário desde que contrata até o momento em que recebe o dinheiro que pagou pelo trabalho, para ele, somente a queda da burguesia possibilitaria a ascensão dos proletários. A sociedade proposta era sem classes sociais, onde as pessoas teriam as mesmas condições de vida.
Alguns países, como atual Rússia, adotaram esse sistema de governo no século XX. A maior experiência socialista foi após a Revolução Russa, onde os bolcheviques instalaram essa forma de governo no país. Porém em pouco tempo esses sistemas ruíram, começando na Rússia que implantou o sistema de abertura econômica e política e depois se alastrando por todo resto da Europa Oriental, pois serem minoria num mundo tão preocupado no acúmulo de bens e riquezas.
Hoje somente em Cuba ainda existe o socialismo que mesmo enfrentando bloqueio econômico dos Estados Unidos, sustentam o regime, muitas vezes utilizando a repressão e a ausência de democracia.