regime de competencia
1) O que é Exposição Cambial? Explique detalhadamente.
Exposição cambial é o risco que empresas e produtores correm devido ao tipo de negócio que possuem e isto ocorre, porque a maioria dos preços e commodities são referenciados em dólares.
A instabilidade cambial , pode influenciar negativamente a margem do negócio trazendo desta forma sérios problemas no fluxo do caixa da empresa , sendo assim é necessário conhecer as diferentes ferramentas de proteção cambial e sua utilização para não estar suscetíveis as flutuações cambiais .
Como exemplo , se produtores rurais fixarem o câmbio para datas futuras protegendo-se através de operações de hedge e também travarem o preço da commodity , conseguirão dar maior previsibilidade ao fluxo de caixa futuro , garantir o pagamento dos custos e despesas em reais e assegurar a margem esperada do negócio .
2) Como pode ser calculada a necessidade de hedge de um produtor rural brasileiro?
A variação cambial não afetará um produtor rural , quando este trabalha com a hegde natural ou seja suas entradas e saídas estão alinhadas com a moeda , o volume financeiro e o prazo .
Porém haverá necessidade do hedge ( dólar futuro ou NDF) quando não existe este alinhamento , sendo assim é necessário fazer uma análise das receitas e despesas influenciadas pelo câmbio e as não influenciadas e aplicar a proteção desta diferença .
Como por exemplo se um produtor rural por um período possuir as receitas predominantes dolarizadas é recomendado que seja feito uma hedge contra a baixa para proteção de seus pagamentos e margem de lucro esperada.
Quanto ao volume a ser protegido ,é sugerido que seja feito apenas da quantidade suficiente para cobrir os pagamentos em reais , porque se o câmbio subir o produtor não participará deste movimento a não ser que compre opções .
3) Quais são os instrumentos de hedge mencionados? Detalhe-os e identifique as diferenças entre