Regi O Sul
Introdução:
A região Sul caracteriza-se pela presença de numerosos descendentes de europeus: alemães, italianos, entre outros. Possui uma agropecuária moderna, que faz dela fornecedora de alimentos para todo o país. Nessa região do Brasil, os invernos são frios (climas subtropicais) em comparação com o restante do país. A região Sul é constituída pelos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em uma área de aproximadamente 577.214 km2. Sua população é de, mais ou menos, 23,5 milhões de habitantes (15% do total nacional).
Cultura
A cultura artística da Região Sul do Brasil é muito rica, justamente por ter recebido influência de diversas colônias de imigrantes, como os alemães, os italianos, os poloneses e os ucranianos. Os colonizadores foram os primeiros a chegar na região anteriormente habitada pelos povos ameríndios. As principais manifestações estão na culinária, na literatura e na dança.Curitiba foi eleita em 2003 a "Capital da Cultura das Américas" pela entidade CAC-ACC.
Economia
A região Sul possui paisagens um pouco diferenciadas do restante do país em seus aspectos naturais e humanos. Em razão de sua localização geográfica ao sul do Trópico de Capricórnio, que proporciona latitudes mais elevadas, assim como a ocorrência de áreas com grandes altitudes, possui a predominância do clima subtropical, com a presença de invernos um pouco mais rigorosos do que os registrados na maior parte do Brasil. A região também apresenta características sociais e culturais relacionadas a outros grupos étnicos. A maioria da população é constituída por descendentes de imigrantes europeus italianos, alemães e eslavos. Por muito tempo o Brasil meridional esteve fora do alcance dos interesses portugueses, estando distante das células iniciais de colonização e consequentemente do eixo econômico estabelecido entre o Brasil e a Metrópole, como no caso do ciclo da cana-de-açúcar no Nordeste. Era uma região que não tinha a especialidade de produzir