Regi O Sul
Festa tradicionais: Nossa Senhora dos Navegadores, em Porto Alegre; da Uva, em Caxias do Sul; da Cerveja, em Blumenau (Oktoberfest); festas juninas; rodeios.
Trajes: A bombacha é um traje típico da região sul. As mulheres se vestem de Prendas e usam longos vestidos enfeitados com rendas e várias saias por baixo para ficar bem volumoso, colocam flores no cabelo e sapatos de salto baixo para dançar.Os homens usam bombacha preta ou marrom, camisa branca, chapeu e lenço no pescoço e logico, nos pés, botas com esporas.
Culinária: No Rio Grande do Sul, nada é mais tradicional do que o churrasco. Também devem ser mencionados o arroz-de-carreteiro e o salame de porco. O chimarrão, feito com erva-mate, tomado em cuia e bomba apropriada, é uma marca registrada do gaúcho. A colonização italiana introduziu a produção de vinho, em especial na região da Serra gaúcha.
Região Sudeste
Festa tradicionais: Carnaval; Festas juninas; Rodeios.
Trajes: Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo são os estados que integram a região Sudeste do Brasil. A utilização do lenço é uma forma de devoção a São Benedito. Apresenta aspectos similares ao jongo e o batuque. Sua dança é de origem africana, podendo ser praticada tanto no meio urbano (samba de salão) quanto na zona rural (samba de roda, samba campineiro e samba de lenço).
Culinária: O tutu de feijão, a feijoada, a linguiça, carne de porco e as postas de peixe com pirão são encontradas em diversos Estados da região. No Espírito Santo, há a moqueca capixaba, preparada em panela de barro, com vários tipos de peixe e frutos do mar: marisco, siri, caranguejo, camarão, lagosta, bacalhau, palmito e a tintura de urucum.
Região Centro-Oeste
Festas tradicionais: carvalhada, tourada, festas juninas.
Trajes: Da vestimenta típica da região se conserva o lenço de cor que peões e boiadeiros levam atado ao pescoço, o cochipó. No Mato Grosso do Sul, notadamente na fronteira com o Paraguai, o traje tradicional inclui um