Trab De Icom 2
Introdução
Neste trabalho, buscamos analisar o jornalismo digital conforme as teorias midiáticas e culturais de Pierre Bourdieu. Com o intuito de direcionar o estudo foram escolhidas três plataformas digitais: a rádio Central Brasileira de Notícias (CBN), a Revista Veja e a Vogue Brasil.
O desmembramento é utilizado como forma de diversificação, devido às grandes diferenças entre as partes selecionadas, tanto no conteúdo quanto na forma pela qual ele é exposto ao público. Assim, os elementos a serem estudados se tornam mais abrangentes, complementando uns aos outros, permitindo, inclusive, que se faça uma comparação entre os mesmos.
Adota-se como referencial teórico, essencialmente, o livro de Bourdieu “Sobre a Televisão”, mais precisamente, o capítulo “O estúdio e seus bastidores”. Apesar de ter sido escrito com base no mundo televisivo, pode ser empregado também nos dias atuais para a internet, sem que sejam necessárias grandes adaptações. São contempladas, de modo específico, suas teorias acerca da censura invisível, violência simbólica, “fatos-ônibus”, sensacionalismo e dos “óculos” especiais que o autor dedica aos jornalistas.
Por transmitir informações de viés mais cultural que as outras seções, a análise da revista Vogue procura complementação em teorias distintas, também publicadas por Pierre Bourdieu, mais coerentes com o estilo jornalístico empregado. Sendo estas as referentes à distinção, habitus e “gosto”, extraídas dos livros A distinção, crítica social do julgamento, O costureiro e sua grife: uma contribuição para a teoria da magia e O poder simbólico.
A rádio CBN
A Central Brasileira de Notícias (CBN) é uma rede de rádio brasileira pertencente ao Sistema Globo de Rádio. Foi criada em 1º de outubro de 1991 pelo jornalista Roberto Marinho, como projeto de rádio all-news, ou seja, com programação jornalística 24 horas por dia,