Regencia em ed. infantil
O presente relatório objetiva-se a descrever as experiências vivenciadas por mim no momento de execução do plano de regência em educação Infantil.
Objetiva-se a descrever as experiências vivenciadas dentro de uma prática em ambiente escolar e uma análise externa, relatando o cotidiano da unidade visitada, onde foi observado todo o funcionamento da mesma, desde a sua gestão, organização dos funcionários, projetos pedagógicos, organização espacial, etc
RELATÓRIO DE ATIVIDADES DE REGÊNCIA EM EDUCAÇÃO INFANTIL
Segundo o Plano Nacional Curricular, o PCN, “O trabalho com as Artes Visuais na educação infantil requer profunda atenção no que se refere ao respeito das peculiaridades e esquemas de conhecimento próprios à cada faixa etária e nível de desenvolvimento. Isso significa que o pensamento, a sensibilidade, a imaginação, a percepção, a intuição e a cognição da criança devem ser trabalhadas de forma integrada, visando a favorecer o desenvolvimento das capacidades criativas das crianças.
No processo de aprendizagem em Artes Visuais a criança traça um percurso de criação e construção individual que envolve escolhas, experiências pessoais, aprendizagens, relação com a natureza, motivação interna e/ou externa.
O percurso individual da criança pode ser significativamente enriquecido pela ação educativa intencional; porém, a criação artística é um ato exclusivo da criança. É no fazer artístico e no contato com os objetos de arte que parte significativa do conhecimento em Artes Visuais acontece. No decorrer desse processo, o prazer e o domínio do gesto e da visualidade evoluem para o prazer e o domínio do próprio fazer artístico da simbolização e da leitura.”
Baseando-me neste plano nacional desenvolvi com as crianças do berçário da Emei Vanderlei Matarazzo cinco aulas, tendo como objetivo principal a criação de situações de aprendizagem em artes. A observação e registro das atividades me fez perceber e enxergar com mais clareza toda a