Refrigerante
Bebida conhecida mundialmente, os refrigerantes fazem parte das bebidas refrescantes que geralmente possuem concentrações variáveis de sucos de frutas. O refrigerante costuma acompanhar pipoca, pizza, hambúrguer com batata-frita, entre outros. Esta é uma das explicações dadas do porquê de tantas pessoas associarem o refrigerante a uma má alimentação e não faltam teorias sobre os males que ele causa à saúde. Nesse projeto será feito testes químicos com o nível de pH, o grau de acidez e o volume de gás carbônico, que é responsável pela efervescência, onde deverá ser notado se há alguma alteração de acordo com dados do Conselho Regional de Química (CRQ) IV Região. Os testes serão feitos com a Coca-Cola normal e com a Coca-Cola Light e terão seus resultados comparados.
2. CARACTERIZAÇÃO DO PROBLEMA
Refrigerantes são bebidas gaseificadas obtidas pela dissolução, em água potável, de suco ou extrato vegetal, e pela adição de açúcar ou edulcorantes. Para serem consideradas refrigerantes as bebidas deverão obrigatoriamente ser saturadas de dióxido de carbono (CO2 ou gás carbônico) industrialmente puro. No processo de fabricação dos refrigerantes não há qualquer contato manual, e ocorre sob rigoroso controle de qualidade (CRQ IV Região, 2011).
Resumidamente, a produção de refrigerantes pode ser dividida em três partes: preparo do xarope; obtenção do xarope e fabricação do refrigerante. A produção de refrigerantes emprega quantidades significativas de água, açúcar cristal, CO2 para carbonatação, além de diversos aditivos como conservantes (sorbato de potássio e benzoato de sódio), estabilizantes, acidulantes, corantes, essências (guaraná, cola, limão, laranja, tutti-frutti), entre outros (CETESB, 1992).
Os refrigerantes estão sujeitos à deterioração causada por leveduras, mofos e bactérias (microorganismos acidófilos ou ácido-tolerantes), provocando turvações e alterações no sabor e odor. O conservante visa inibir o desenvolvimento desses