reforma e contra reforma
INTRODUÇÃO
A renascença é o período compreendido entre os séculos xv xvi e leva esse nome por significar a retomada dos valores greco-romanos. Também chamada de Renascimento,desencadeou o movimento conhecido como humanismo,indicando a procura de uma imagem do ser humano e da cultura,em contraposição ás concepções predominantemente teológicas da idade média e ao espírito autoritário delas decorrente. De um lado, a Renascença, que embora não irreligiosa esforçava-se em superar o teocentrismo ao se enfatizarem os valores antropocêntricos, propriamente humanos,mais terrenos.
°O HUMANISMO
Durante o Renascimento prevaleceu a tendência um tanto exagerada, e até injusta,de considerar a Idade Média, na totalidade, como a “idade das trevas”ou “a grande noite de mil anos”.Esse longo período não foi de total obscuridade. A oposição dos renascentistas devia-se antes à recusa dos valores medievais, respondendo às aspirações dos novos tempos.
O movimento humanista surgido durante a renascença visava o retorno as fontes da cultura greco-latina, visando a secularização do saber para tornar-se mais humano. A negação ao ascetismo medieval, através de olhar mais terreno fez surgir uma nova imagem de mundo através do antropocentrismo.
Além, da forte acentualização da individualidade, que se caracterizava pela confiança no poder da razão, no espírito de liberdade e se opunha ao autoritarismo.
° A REFORMA e A CONTRA REFORMA
A Reforma insere-se no grande movimento humanista do Renascimento – em sua vertente religiosa -, desencadeada a partir do cisma da Igreja Católica. Lutero, foi o responsável pela reforma protestante, Contrariando as restrições feitas pelos católicos aos negócios e a condenação ao empréstimo a juros,os protestante viam no enriquecimento um sinal do favorecimento divino.Lutero recebeu a adesão dos nobres interessados no confisco dos bens do clero,e calvinio teve o apoio da rica burguesia.portanto,as