REFORMA POLÍTICA
Programa de Bolsas de Iniciação Científica
REFORMA POLÍTICA
Por isso, para quem vê na reforma do Sistema eleitoral a panacéia contra os males que afligem um sistema político, é preciso dizer que "'o Sistema eleitoral é uma variável intermediária capaz de influenciar a naturezae as instituições do Governo, sendo ele objeto de outras influências" (Milnor, 1969, 197).
FÁBIA KENYA PARREIRAS ZACARIAS
JAQUELINE PEREIRA PINTO
Projeto PROBIC -077/2013
BETIM 2013
FÁBIA KENYA PARREIRAS ZACARIAS
JAQUELINE PEREIRA PINTO
REFORMA POLÍTICA
Projeto PROBIC- 077/2013
Projeto de Pesquisa apresentado ao Programa de Iniciação Cientifica da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
BETIM 2013
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
1.1. Problema 5
1.2. Hipótese 6
1.3. Objetivo 7
1.4. Justificativa 8
2. REFERENCIAL TEÓRICO 10
2.1. A Democracia Representativa 13
3. METODOLOGIA DA PESQUISA 15
4. RECURSOS 16
5. CRONOGRAMA 17
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 18
ANEXO I 19
INTRODUÇÃO
Trata-se de um Projeto de Pesquisa, cuja finalidade principal é analisar os sistemas eleitorais e de governo vigentes no Brasil, suas principais características, pontos positivos e negativos, bem como o de analisar os projetos de lei em trâmite no Congresso Nacional que tem por objetivo a reforma política.
Há mais de duas décadas o tema vem sendo abordado pelos congressistas, porém, de forma lenta, postergando os assuntos mais polêmicos sendo que a alteração mais profunda dos últimos anos, a Lei da Ficha Limpa, partiu de iniciativa e pressão popular. Atualmente, devido a intensas manifestações que ocorreram no país a partir de junho do corrente ano, houve uma reviravolta e o tema voltou à ordem do dia.
As discussões sobre o assunto são intensas e instigantes, uma vez que envolvem os mecanismos de chegada e de manutenção do poder. Sendo assim, torna-se imprescindível compreender