Estudo de caso
Este estudo de caso foi realizado durante a prática hospitalar da disciplina de Enfermagem em Clínica Médico-Cirúrgica, com paciente acompanhado durante os dias 04 e 05 de setembro deste ano. A unidade de internação (campo de estágio) foi a Enfermaria D do Hospital das Clínicas de Rio Branco.
O paciente acompanhado, senhor J.M.C, de 57 anos, teve os seguintes diagnósticos médicos: Diabetes Melitos tipo I e Osteomielite.
Os dados foram coletados através de anamnese e exame físico. Os dados identificados foram submetidos a um processo de raciocínio com o estabelecimento dos Diagnósticos de Enfermagem baseados no livro North American NursingDiagnosisAssociation (NANDA, 2009-2011) e a prescrição dos cuidados de enfermagem, para os referidos diagnósticos, foram elaboradas utilizando-se o referencial da NIC (2008). A NANDA e a NIC são literaturas de reconhecimento internacional que objetivam a padronização da comunicação da assistência de enfermagem.
Estudo de Caso J.M.C, 57 anos
1. Histórico
J.M.C, 57 anos, sexo masculino, professor, de cor branca, em união estável e pai de uma filha, natural de Carshalton; reside na zona urbana do município de Rio Branco. Não etilista, tabagista, consumindo de 5 cigarros por dia. Buscou atendimento no Hospital das Clínicas de Rio Branco em 01 de agosto de 2013, queixando-se de dor em todo o membro inferior esquerdo. Internou-se no Hospital das Clínicas de Rio Branco no mesmo dia, onde foi diagnosticado com Diabetes Mellitus e Osteomielite, sendo transferido para o Hospital do Idoso no dia 01 de agosto de 2013, para continuação do tratamento clínico. Durante o período de internação, continuou a apresentar dor no membro inferior esquerdo, tendo piora progressiva do quadro e posteriormente realizado a amputação do membro no dia 29 de agosto de 2013. Antecedentes clínicos: tabagista, diabetes mellitus há 20 anos,complicações vasculares no membro inferior direito,