relatorio de estagio para tecnico em edificacoes
4.1. Análise de Projetos
Diariamente as pranchas de projetos de engenharia da construção, tais como elétrico, hidráulico, estrutural, formas, ferragem, escadas, pretensão, arquitetura, estrutural metálico e esquadrias, etc. eram analisadas para a perfeita execução da obra.
Em muitos casos depois de ter sido feito a analise destes projetos tive-se que solicitar dos profissionais, pequenas alterações nos projetos, para que no futuro não venha a ter problemas em colocar em funcionamento da obra como um todo e com isso diminuir a necessidade de fazer correções desnecessárias em obra.
4.2. Elaboração de Quantitativo
Foram feitos levantamentos das quantidades de materiais necessários para os serviços a serem realizados. Os cálculos fora feitos com base no projeto, confrontando com informações retiradas do próprio local. Essa prática é necessária para programar a comprar e estocagem dos materiais.
4.3. Apropriação de Custos
A apropriação dos custos é feita após o levantamento da quantidade de materiais e mão-de-obra necessária para realizar um determinado serviço, sendo necessária para conhecer os gastos e fazer uma previsão de quanto será o lucro.
4.4. Acompanhamento e Fiscalização Para o Controle de Qualidade
Para a realização dessa tarefa foi feito um treinamento juntamente com os almoxarifes e mestres de obra. O controle era feito de acordo com as recomendações do livro de controle de qualidade. Neste livro estavam descritos procedimentos de recebimento de materiais, execução de serviços e teste para verificação da qualidade.
Para a alvenaria era verificado desde o prumo e esquadro, até a espessura da argamassa e aspecto visual. Para o cimentado, os principais 6 aspectos conferidos eram o nível e a porosidade. Nas escadas eram conferidos a altura, nível e esquadro dos degraus e se as cantoneiras estavam posicionadas de forma correta. Para as portas corta-fogo, era verificado se estavam no nível correto e