reforma agraria
É denominado de danças folclóricas aquilo que se qualifica para ser anônimo, para ser popular e uma função social, exemplos claros disso são: o touro pintado em diferentes versões, os Cumpas, a bacia, os historiadores.
Há também as chamadas danças folclóricas de projeção, que são aqueles que refletem a ato folclórico através de coreografia. Assim, em alguns minutos você pode apresentar uma dança que em seu lugar de origem pode levar horas. Voltando aos passos iniciais e para isso, mas em um estilizado, usando a roupa apropriada. Em uma surpreendente e agradável apresentação para o público.
É chamada de danças populares aquela em que o autor é conhecido e reflete uma atividade cotidiana, como trabalhos feitos para as pessoas, como por exemplo a proclamação da nêspera El Carbonero, a partir deste pode ser feita a coreografia com o tema ligado a melodia ou a intenção do que quis refletir com a produção artística.
Essas são algumas danças da Zona Ocidental, com uma breve descrição de cada uma:
O jeu jeu: no mês de dezembro, você pode observar uma dança muito especial, a procissão jeu jeu e faz parte das festividades de Natal na cidade. As guildas Izalco se reúnem para homenagear o menino Jesus trazendo-lhe "a oferta dos molhos", estes são galhos de árvores que recebem essa designação. Esses ganchos ou juntas realizado mãos em forma, que são colocados espigas de milho, por vezes, diferentes vagens de cacau coloridas. Estes são adornados com franjas de cores diferentes. Essas corporações se encontram na praça e de dança em diferentes grupos. Então vá em procissão até o trono de Deus criança, onde uma pessoa que é chamado de "baladas", canta músicas especiais de um personagem malandro para que os espectadores possam responder em coro Jeu, o que significa concordar com o que foi dito. Essa é uma dança sobrevivente dos antigos ritos do antepassado e que estão relacionados com a oferta dos primeiros frutos do