REFOR AMENTO CONT NUO
O comportamento operante tem consequências que influenciam na apresentação futura dele, podendo ser apresentado mais ou menos vezes, dependendo da função que se estabelece entre uma resposta e sua respectiva consequência. As consequências que aumentam a probabilidade de ocorrência dos comportamentos são chamadas de reforço (Moreira e Medeiros, 2007).
Durante a exploração da caixa, o ratinho pressionou a barra acidentalmente, o que lhe trouxe, pela primeira vez, uma gotinha de água, que, devido à sede, fora rapidamente consumida. Por ter obtido água ao encostar na barra quando sentia sede, constatou a alta probabilidade de que, estando em situação semelhante, o ratinho a pressionasse novamente. Este estímulo reforçador é chamado de reforço. (Bock; Furtado & Teixeira, 1999)
Os animais aprendem a pressionar barras e a abrir portas não apenas quando desejam obter comida e água (reforço positivo), mas também quando desejam desligar uma campainha elétrica estridente ou evitar um choque elétrico (reforço negativo). Tanto o reforço positivo quanto o negativo resultam na aprendizagem de novos comportamentos ou na intensificação de comportamentos preexistentes. (Morris & Maisto, 2013)
RESULTADO
Durante o experimento de reforçamento contínuo (RC) no laboratório de informática, pode-se observar os comportamentos de andar, farejar, limpar, parar e erguer durante o período de 30 minutos através do programa Sniffy o Rato Virtual. E a resposta de pressão a barra de alimento.
O resultado obtivo foi um total de 114 comportamentos de andar, com uma frequência de 3,8 por minuto; 86 comportamentos de farejar, com frequência de 2,8 por minuto; 43 comportamentos de limpar, com frequência de 1,4 por minuto; 07 comportamentos de parar, com frequência de 0,2 por minuto; e 24 comportamentos de erguer, com frequência de 0,8 por minuto. Obtendo um total de 274 comportamentos emitidos durante o experimento com duração de 30 minutos. Sendo que durante este