Reflexões sobre o Processo de Construção e implantação de uma metodologia de gerenciamento de projetos.
1- Introdução.
O objetivo do artigo, é mostrar algumas questões sobre o processo de criação e implantação de uma metodologia de gerenciamento de projetos a partir de um contexto organizacional. O artigo visa contribuir com o aprendizado sobre este assunto, abordando aspectos que geralmente acabam sendo esquecidos ou pouco discutidos quando este tema especifico é abordado.
2- Por que as empresas estão preocupadas em ter uma metodologia própria de gerenciamento de projetos?
Cada vez mais as empresas procuram ter uma metodologia própria de gerenciamento de projetos, sempre visando atingir a excelência. De fato, quanto mais personalizado for a metodologia em relação aos processos da empresa, maior será a chance de sucesso do projeto.
Dentro desse contexto, uma questão levantada é se o PMBOK é ou não uma metodologia de gerenciamento de projetos já definida. Na realidade o principal objetivo do Guia PMBOK é identificar o subconjunto do conjunto de conhecimentos em gerenciamento de projetos, que é amplamente conhecido como “boa prática”. Portanto muitos não consideram o PMBOK como uma metodologia, porem como um guia somente, já que ele não leva em conta a área de aplicação e o contexto da organização a qual os processos são inseridos.
3- Aspectos relevantes a se considerar no processo de elaboração e de implantação de uma metodologia de gerenciamento de projetos.
De forma geral, os principais aspectos envolvidos no desenvolvimento e implantação de uma metodologia devem considerar: - A caracterização da área de aplicação, do setor ou do ramo de negócio no qual os projetos são desenvolvidos na maioria das vezes, e para os quais a metodologia é formulada.
- O Ambiente organizacional que o projeto estará inserido.
- A estrutura de poder, e a consequente definição de papéis e responsabilidades.
- A maturidade de gerenciamento de projetos da organização.