Polarização das ondas eletromagnéticas - Fisica
Polarização das ondas eletromagneticas
Turma: 2DA Elementos: Hugo Rodrigues(1130408), Mario Araujo(1130484) , Danilo Silva(1100657), Ricardo Santos(1100664)
Indice 1.
Introdução
2.
Desenvolvimento
3.
Conclusão
Introdução Neste projeto iremos explorar o ramo da polarização das ondas eletromagnéticas, uma das tematicas abordadas. Neste fenómeno, podemos verificar três tipos de cenario: a absorção, a reflexão e a refração.
Apesar da existencia destes três cenários possiveis decidimonos focar na absorção.
Sendo assim o nosso programa ira consistir em, atraves da Lei de Malus, calcular a intensidade final de uma onda eletromagnética sujeita a diversos polarizadores.
Tambem vamos dar uma introdução teórica deste fenómeno e vamos identificar algumas das suas utilidades no diaadia. Desenvolvimento Objetivos
Desenvolver uma aplicação que aplique a Lei de Malus no fenómeno de absorção.
Como resultado final obtemos o cálculo da intensidade luminosa. Processo experimental
1.
2.
3.
É inserido na aplicação pelo utilizador o número de polarizadores (entre 1 a 10) e o seus respetivos ângulos, juntamente com a intensidade inicial.
Primeiramente irá ser tratada a criação de todos os polarizadores pretendidos com os devidos ângulos. Aplicando a Lei de Malus calculase a intensidade á saída de cada polarizador assim como a intensidade final.
Por fim exportamse os dados obtidos para uma página HTML para registo permanente da experiência.
Teoria Por definição, a polarização de uma onda electromagnética é o plano no qual se encontra a componente ELÉCTRICA desta onda.
Toda a onda electromagnética é composta por dois campos, o eléctrico e o magnético, sempre situados em planos ortogonais (planos fisicamente a 90 graus), e variando em fase (0 graus). Estes campos propagamse em