Reflexões sobre a formação de professores de inglês
Time in Teaching: Some Reflections to Language Teacher Education
Rosely Perez Xavier*
Universidade Federal de Santa Catarina
Florianópolis – Santa Catarina / Brasil
RESUMO: Este artigo discute a dimensão temporal da prática docente com base em duas formulações de tempo propostas por Deleuze (1998): Cronos e Aion. O objetivo é problematizar ações pedagógicas à luz da temporalidade para trazer elementos que facultem a reflexão sobre a necessidade de se construir um tempo vivencial de qualidade na sala de aula de LE. O papel do supervisor de estágio é visto como fundamental para a construção desse tempo na formação inicial de professores. PALAVRAS-CHAVE: ensino de LE; Cronos; Aion.
ABSTRACT: This article discusses the temporal dimension of foreign language teaching practice under two formulations of time proposed by Deleuze (1998):
Chronos and Aion. The purpose is to problematize pedagogical actions under the notion of temporality in order to bring about elements that can promote reflection on the need to build a quality experiential time in the foreign language classroom.
The role of the practicum supervisoris seen as fundamental to the construction of that time inpre-service language teaching education.
KEYWORDS: foreign language teaching; Chronos; Aion.
* rosely@ced.ufsc.br
RBLA, Belo Horizonte, v. 13, n. 4, p. 1085-1106, 2013
1085
Introdução
“Class, I’ve got a lot of material to cover, so to save time I won’t be using vowels today.
Nw lts bgn, pls trn t pg 122.”
Fonte: .
Esta fala de professor retirada de um cartoon bem humorado, nos remete ao fator tempo no cotidiano do professor. É um dos elementos que afeta o nosso pensar e agir, exercendo efeito psicológico nos espaços em que atuamos e, muitas vezes, comprometendo a qualidade da interação, dependendo de como a prática pedagógica é condicionada a ele.
O presente trabalho busca