Reflexão sobre a prática de ensino de língua inglesa no nível médio nas escolas da rede pública de teresina
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS - CCHL
CURSO: LETRAS/INGLÊS
DISCIPLINA: LINGÜÍSTICA APLICADA À LÍNGUA INGLESA
REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
NO NÍVEL MÉDIO NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE TERESINA
Vilta Santos
Teresina – PI
INTRODUÇÃO
Com o processo de aprendizagem de uma língua estrangeira, o aluno passa a ter contato com os bens culturais que ela engloba. Tais bens lhe permitem acesso à informação em sentido amplo, bem como uma inserção social mais qualificada da qual poderá beneficiar-se e sobre a mesma poderá interferir.
Considerando que as classes no ensino público são sempre numerosas e heterogêneas em relação aos conhecimentos de uma língua estrangeira, e que o número semanal de aula não é grande, também se pode observar outro fator agravante que é a falta de material didático, o que torna difícil o aprendizado de língua inglesa como disciplina.
Assim, observar as especificidades dentro do processo de aprendizagem das escolas públicas de Teresina é traçar um quadro relevante para aprendizagem de graduandos em licenciatura que serão inseridos no mercado de trabalho da capital piauiense. Essa observação surgiu a partir da necessidade de se compreender o processo de formação utilizado pela rede pública, visto que este conhecimento é essencial tanto para os novos professores, bem como educadores já graduados ha mais tempo.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O fenômeno da globalização do mundo e da conseqüente necessidade de uma linguagem eficiente de comunicação é um fato que não depende de nele acreditarmos ou não. Sendo assim, aprender um idioma se tornou uma necessidade básica para profissionais de diversas áreas e para aqueles que se preparam para ingressar em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo. O domínio de idiomas significa crescimento, desenvolvimento e, acima de tudo, melhores condições de