Resenha crítica de Ensinar, escrever, refazer(-se): um olhar sobre narrativas docentes e identidades
Resenha do texto Ensinar, escrever, refazer(-se): um olhar sobre narrativas docentes e identidades.
Marina Bucar
Diários reflexivos na formação de professores reflexivos
Marina Bucar
REICHMANN. L. C. Linguistica Aplicada: Um caminho com diferentes contextos. Contexto, São Paulo, pp 69-86, 2009.
Na introdução de seu texto a autora inicia apresentando o objetivo dele, que é discutir a respeito do impacto da produção de diários em contexto de letramento e de formação do professor.
Afirma que o texto chama a atenção para dois pontos: o primeiro é a ánalise e os comentários sobre diários e relatos reflexivos produidos por duas professoras de inglês ( uma engajada no ensino fundamental e a outra no ensino superior); e o segundo é a exposição de um projeto na linha de pesquisa em L.A.Afirma-se também que documentar e problematizar práticas docentes pode engendrar novos espaços. Criar lugares onde o professor ao mesmo tempo que reconstrói sua narrativa constróis tamb´´em seu objeto de estudo e a sim mesmo. Segundo Fairclough a conscieência de si permite a criação de identidades sociais
E para finalizar a introdução a autora faz definição de conceitos necessários e que aparecem ao longo do texto. São eles: o letramento e a re textualização. O conceito de letramento é baseado na definição de Kleiman que considera como um conjunto de práticas sociais, que tem um grupo de sujeitos engajados e escrita como partes integrantes. Já o conceito de retextualização é feito a partir da visão de Matencio que entende como atividade que parte de um texto-base para a produção de um novo texto.
Com base nos conceitos o texto traz uma experiência em sala de aula e deixa sempre em evidência a escrita de diários e relatos reflexivos, que contribuem para o exercício do professor e para que se cria um olhar crítico.
O projeto “Professores-em- construção”
No primeiro tópico é apresentado o projeto “Professores-em-construção”. O projeto que tem foco na formação de