Trabalhos
Não articulares – Crista, Espinha, Epicôndilo, Linhas, Processo, Trocanter, Tuberosidade e Tubérculo.
Cavidade, depressões e aberturas– Cavidades articulares, Forame, Fossa, Fóvea, Meato ou canal, Seio e Sulco.
Acidentes ósseos – Faces, Bordas, Ângulos, Eminências, Depressões, Saliências e Perfurações.
Ficha catalográfica http://equipeveterinariafv2010.blogspot.com.br/2010/04/osteologia.htmlhttp://anatomiavetufpa.blogspot.com.br/2011/02/osteologia-veterinaria-esqueleto-axial.htmlOsteologia é o estudo dos ossos.
Os ossos são formados por tecido conjuntivo especializado. Apresentam uma Matriz Orgânica, que representa 22-25% do osso e é formada por colágeno, fosfoproteínas, glicoproteínas, sialoproteínas e lipídeos. Apresentam também uma Matriz Inorgânica, que representa 69% do osso e é formada por hidroxiapatita, fosfato de cálcio, carbonato de cálcio, fosfato de magnésio, cloreto e carbonato de sódio.Sua resistencia se deve as forças de tensão, obtidas à partir das fibras de colágeno, e das forças compressivas, obtidas à partir da matriz mineral.
NÚMERO DE OSSOS NO ESQUELETOA quantidade de ossos no corpo dos animais varia de espécie para espécie e também de acordo com a idade. O animal adulto apresenta um menor número de unidades ósseas, devido a fusão de alguns ossos ou partes, diferente dos jovens, que os possuem separados.
CLASSIFICAÇÃO DOS OSSOSOssos longos – são aqueles onde o comprimento predomina sobre as demais dimensões. Possuem duas epífises, uma diáfise e uma cavidade medular. Ex: fêmur, úmero, ulna.Ossos curtos – são aqueles onde suas dimensões são equivalentes. Ex: ossos do carpo e tarso.Ossos laminares – são aqueles em que a largura e o comprimento predominam sobre a sua espessura, tem forma de lâmina.