Reflexões sobre a abordagem Sistêmica na Negociação
Professor: Cristiano Caruso (Técnicas de Negociação)
Reflexões sobre a abordagem Sistêmica na Negociação
Valparaíso de Goiás, 28 de Março de 2013
Neste trabalho iremos analisar a perspectiva de negociação de quatro grandes mestres da negociação, são eles: Mario Rodrigues, Marcio Miranda, Daniel Godri Jr. e Kassem Mohamed
Mario Rodrigues
Mario Rodrigues é vendedor profissional, treinador de vendas e diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas)
Uma negociação bem assertiva pode se tornar uma venda/compra bem sucedida ou um contrato bem fechado, onde ambos os lados tem a certeza que estão fazendo a melhor escolha. Cabe ao negociador não ser só ‘’ bom de papo’’, ele precisa dispor de bons argumentos que mostrarão a qualidade do fechamento do negócio.
Uma boa forma de começar negociação é descobrir o fator motivador que leva a outra parte da negociação a negociar, descobre-se isso através de perguntas, assim conduzimos a negociação de forma amistosa e amigável.
Marcio Miranda
Márcio Miranda, é um empresário de sucesso, reconhecido no meio empresarial, pela sua extrema habilidade como negociador.
Quando Negociadores pensam a respeito de uma negociação, normalmente eles só levam em consideração a venda ou acordo em si, sem ponderar as ramificações e implicações sobre tudo isso a longo prazo.
Uma boa negociação tem algumas metas específicas que formam um alicerce para os próximos relacionamentos que podem vir a acontecer com aquele cliente.
A negociação ideal é aquela na qual os dois lados saem com a sensação de ter feito um bom negócio e com a vontade de negociar novamente com aquela pessoa no futuro.
Daniel Godri Jr.
Daniel Godri Junior é escritor, consultor e palestrante nas áreas de marketing, motivação, liderança e vendas.
Para Daniel Godri, a negociação engloba muito mais do que o fechamento do negócio, e sim a satisfação das partes negociantes, pois como exemplo ele