atps de quimica 1 semestre
Aula-tema: matéria, energia, transformações e substâncias. Essa atividade é importante para reconhecer a importância da indústria química de alumínio, no Brasil, bem como, seus principais produtos e formas de obtenção; compreender a diferença entre substância simples e composta. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.
PASSOS
Passo 1 (Aluno)
Acessar as informações sobre o alumínio:
Passo 2 (Equipe)
Observar a imagem abaixo:
Passo 3 (Equipe)
Identificar quais são as principais características físico-químicas do alumínio. Pesquisar e justificar quais são as propriedades extensivas e intensivas do alumínio.
Principais Características físico-químicas do alumínio:
1) Alumínio Material Versátil
O alumínio é amplamente utilizado pela indústria de diversas maneiras. Tal versatilidade se deve às suas propriedades e excelente desempenho na maioria das aplicações. Suas técnicas de fabricação permitem a manufatura do produto acabado a preços competitivos. Cada segmento utiliza o metal na forma mais adequada às suas finalidades, de acordo com os diferenciais e propriedades de cada produto. A versatilidade do alumínio está aliada às suas propriedades como elemento químico, tornando-se assim um metal leve, resistente e ao mesmo tempo com uma boa elasticidade, fazendo com que seja fácil de o trabalhar. A sua boa resistência à corrosão aliada à sua não toxicidade torna-o perfeito.
2) Indústria do Alumínio no Mundo
Quando o alumínio era pouco conhecido e tinha um custo elevado de produção, suas as primeiras aplicações foram limitadas a trabalhos luxuosos, como em estatuetas e placas comemorativas. Com o desenvolvimento dos processos industriais, o metal passou a estar disponível em maiores quantidades (embora ainda medido em quilos ao invés de toneladas), e começou a ser usado na decoração Vitoriana como em bandejas e escovas de cabelo ornamentais. No final do Século XIX, com o aumento da produção e preços menores,