Reflexões de Platão - Aristóteles - estoicos - epicureus - neoplatônicos
DISCIPLINA: História da filosofia I
Aluno: Rodrigo Carrasco
Data: 15 / 02 / 2014
Polo: Votorantim
Turma: VOT 02
Tutor a distância: Rui Pereira da Silva
Tutor presencial: Jose Francisco Benites Calderon
Tarefa 2
No chamado período clássico da história da filosofia, viveu Platão, Aristóteles entre outros filósofos de sua época.
Platão de Atenas, filho de Aristo e Perectiona, provinha de uma nobre família da cidade de Atenas, ao lado materno figuras importantes provinha de segmentos político, sua mãe descendia de Sólon que era um grande legislador da época.
Segundo Chalita (ano 2002, pg. 53). Para compreender a doutrina platônica, o primeiro conceito a considerar é o de mundo das ideias. Segundo Platão, havia um mundo imaterial, eterno e imutável, totalmente separado do mundo sensível (o universo material, que percebemos através dos cinco sentidos), a que só temos acesso por meio da razão.
Aristóteles cujo pai denominado de Nicômaco era médico do rei, sendo assim, privilegiado de uma educação fazendo com que pudesse frequentar a academia de
Platão por 20 anos.
O filosofo Aristóteles foi o responsável pela elaboração da lógica e dos conceitos que explicassem o ser em geral, a área da qual a filosofia hoje reconhece com a denominação de metafísica. A mais geral das disciplinas, a busca pela natureza e estrutura de tudo que há. Aristóteles também define a metafísica como o estudo do “ser em quanto ser”.
No período helênico existiu uma escola na cidade de Atenas denominada estóico fundada por Zenão (333-261 a.C.), sendo ali iniciando o pensamento estoicismo.
Os estoicos além de terem o pensamento de que a felicidade era um estado de tranquilidade plena por meio da pratica virtuosa, defendiam a ideia de que a virtude se definia constantemente de acordo com a negação e na indiferença de todas as experiências. Para eles o que realmente importava era a sabedoria, que só podia ser alcançada pelo