RESUMO
Sproul, R. C. (Robert Charles), 1939 - Filosofia para iniciantes / R. C. Sproul; tradução Hans Udo Fuchs. - [São Paulo]: Vida Nova, 2002. 208p.
Introdução
Pensamentos “perigosos” - Dois homens que por motivo de trabalho se conheceram diante das conversas, viram que tinham algo incomum o prazer de estudar filosofia, mas como com a sabedoria trás as responsabilidades eles se encontravam diante de uma realidade muito difícil. Onde lideres ditadores que só buscavam os seus ideais e não olhavam para o bem estar dos outros.
Pensamentos fundamentais - A maioria das idéias que moldam nossa vida é aceita sem muita crítica. Entramos num mundo e numa cultura que já existem e aprendemos a interagir com eles.
Capítulo 1
Os primeiros filósofos - A filosofia nasceu da antiga busca da realidade última, a realidade que transcende o que é próximo e comum e define e explica os elementos da experiência diária. Três preocupações dominavam as reflexões dos primeiros filósofos: a busca da “monarquia”, a busca da unidade em meio à diversidade e a busca do cosmos sobre o caos.
Tales de Mileto - Tales, argumentava que tudo é água. Tudo o que é é composto de água. Tales foi considerado o pai da filosofia ocidental. Ele pode ser considerado um homem da Renascença anterior à Renascença.
Pitágoras - Um dos grupos mais fascinantes que precedeu Sócrates e Platão foi o de Pitágoras. Todo estudante de geometria já ouviu falar do