REFLEXÕES DE FILMES
PASSO – 3 --- FILMES ESCOLHIDOS: “BICHO DE SETE CABEÇAS ”, “CARANDIRU” , “ MEU NOME NÃO É JOHNNY “
REFLEXÕES DOS FILMES:
“BICHO DE SETE CABEÇAS”
O filme apresenta uma realidade dura e cruel, realidade essa em que a sociedade vem atualmente enfrentando. Nele é abordado duas questões sociais, sendo que uma traça um quadro familiar extremamente desgastado, onde analisa a falta de diálogo entre pai e filho, a intolerância e incompreensão, e a outra foca uma denúncia ao sistema manicomial brasileiro, em que os internos são tratados como lixo, fazendo assim eles ficarem piores.
São dois grandes problemas da sociedade brasileira, a droga que a cada dia se expande mais nesse país, e o descaso das clínicas psiquiátricas para com os pacientes. Os conflitos familiares que a princípio podem parecer normais podem gerar traumas, desavenças, incompreensão, falta de diálogo, distanciamento entre os componentes da família, com as mais terríveis e inesperadas consequências. As drogas têm sido uma forma de fuga da juventude de nossos dias, através das quais, grande parte busca esquecer ou confrontar seus problemas que, de uma ou outra forma, tiveram origem em um lar. Os problemas familiares que não são resolvidos em casa causam o efeito cascata na maioria dos jovens.
As clinicas psiquiátricas em total descaso com os seres humanos, os submetem a torturas, não apenas psicológicas, mais físicas, como tratamento de distúrbios que sequer são comprovados pelos médicos. Vendo dessa maneira, as pessoas se tornam números dentro da instituição, que ao invés de ajuda-los, os rebaixa aos maiores níveis de humilhação que pode existir em uma sociedade considerada livre.
O problema é que a corrupção vem invadindo as instituições como nunca e o médico responsável pela internação está apenas interessado em atingir o número de pacientes necessários para obter subsídio federal.
“ Bicho de Sete Cabeças “ é um filme que todos deveriam assistir para só