TAREFA - UNIDADE II
R: Para entendermos a relação de classificação do relevo feita por Ross é preciso analisar os professores anteriores a ele e sua pesquisas.
O professor Aroldo de Azevedo foi o primeiro pesquisador brasileiro a ter a preocupação em caracterizar as unidades do relevo utilizando-se de uma terminologia geomorfológica e secundariamente geológicas quando se fez necessário um maior detalhamento. Outro aspecto importante diz respeito ao imenso Planalto Brasileiro, que foi compartimentado em Planalto Atlântico, compreendendo as serras Cristalinas e os Planaltos cristalinos; Planalto Meridional, abrangendo a Depressão periférica e o Planalto Arenito–Basáltico; e Planalto Central, onde se alojam as chapadas sedimentares e os Planaltos Cristalinos.
Ab´Saber propõe outra divisão do relevo do Brasil ( 1969 ) ,valorizando os processos relacionados aos climas atuais,ou seja, ele apresenta uma classificação que prioriza a dinâmica dos processos exógenos atuais na esculturação das formas de relevo. Nesta perspectiva, o autor define os domínios morfoclimáticos brasileiros.
Os trabalhos dos professores Aroldo de Azevedo e Aziz Ab´Saber foram dificultados pela inexistência de um aparato técnico capaz de garantir um estudo mais detalhado e sofisticado do território brasileiro.
A classificação do professor Jurandyr Ross é muito diferente dos trabalhos anteriores pois a sua divisão do relevo é mais detalhada e apresenta uma inovação em relação aos tipos de unidades de relevo consideradas até em então. Considera a existência das Depressões. Trata-se de um trabalho bastante complexo que se apoiou em estudos anteriores, principalmente os do professor Aziz Nacib Ab Saber , e nos relatórios e mapas elaborados pelo Projeto Radam-Brasil (ADAS,1998).
O trabalho de Ross é fruto dos avanços das