Metodos alternativos de justiça
Mediação x Conciliação
Terceiro neutro x Indução à realização de acordos
Desconstrução de conflitos x construção de acordos
Ambos buscam auxiliar na construção de consenso, mas há grandes diferenças.
Na conciliação, o acordo é o objetivo primordial.
Entretanto, a construção de acordos não garante o fim nem a diminuição do conflito. Isso pode significar o surgimento de mais desentendimentos e litígios. É um terreno fértil para novas discórdias. Na mediação, é privilegiada a desconstrução do conflito e o restabelecimento da relação social,o acordo é apenas uma conseqüência e um sinal de que a comunicação entre as pessoas foi bem desenvolvida.
Satisfação mútua x paradigma adversarial
A Mediação propõe uma mudança paradigmática no contexto da resolução de conflitos: sentar-se à mesa de negociações para trabalhar arduamente no atendimento da demanda de todos os envolvidos no desacordo. As pessoas que participam das mesas de Mediação são convidadas, antes mesmo do início do processo (Pré-Mediação), a trabalharem em busca de satisfação e benefício mútuos. Na Conciliação as partes sentam-se à mesa em busca, exclusivamente, do atendimento de suas demandas pessoais.
A Conciliação guarda ainda uma sintonia com o paradigma adversarial que rege toda lide, recebendo partes voltadas a encontrar uma solução que melhor as atenda, sem se importar com o nível de satisfação que o outro lado venha a ter.
Autoria das partes(maior empoderamento) x Co-autoria das partes
Na mediação, o mediador auxilia as partes a conversar, refletir, entender o conflito e buscar, por elas próprias, a solução. Ele não interfere para sugerir determinados acordos, ou propor determinadas soluções às pessoas. As partes são livres e são as únicas autoras de seus acordos, quando chegam a um. O mediador está lá para auxiliá-las em seu diálogo.
Futuro e continuidade de relações x Presente e