Educação,Movimento populares
Nas décadas de 70 e 80, foi considerado um dos períodos mais importantes em relação as lutas, movimentos e projetos. As pessoas não tinham liberdade de expressão, quando buscavam eram perseguidos, torturados e presos. Lutava contra o sistema implantado no Brasil o regime militar, eles pleiteavam a liberdade e a democracia para que mudanças acontecessem no cenário histórico, inserindo os excluídos a sociedade. Esse período foi de crescimento políticos e culturais enquanto a classe trabalhista perecia.
Na década de 90, “com o Movimento pela Ética”, o Brasil passou a estar no cenário mundial com o impeachment do Presidente Collor, onde tínhamos conseguido a tão sonhada democracia, mas a sociedade estava órfã do Estado então começa a clamar por movimentos sociais centrados em ética e revalorização humana.
As ONGs começam a despontar no cenário nacional para reorganizar o cidadão à sociedade.Sempre com um cunho político e social.
AP IV Educação
Estar ligado em novos movimentos sociais é ser o protagonista da sua própria história.Trabalho como voluntaria numa ONG, onde aprendi estar em contato com diversas pessoas e realidade, isso me possibilitou uma nova visão em relação ao meu lado profissional. Comecei então a trabalhar os anseios dos pais mediantes as dificuldades sócio/econômica. Buscando estratégias para pequenos problemas:
- onde procurar encaminhamento médico,
- trabalho,
- cursos gratuitos
- moradia entre outros.
Desse modo os pais começaram a ter mais confiança na escola, começaram a perguntar mais sobre os filhos e a ter participação ativa nas reuniões. Quanto a minha formação pessoal sinto-me útil e protagonista da minha própria história.