reflexões sobre filmes
Julie, ao perder o marido e a filha em um acidente de carro, foi a única sobrevivente.Tenta se desligar de todo o seu passado, a partir de então. Para isto, desfaz-se da casa onde morava e de quase tudo que lembrava o marido e a filha.
O fato de ter sobrevivido ao acidente, de não ter tido a chance de se despedir, de velar e de enterrar a filha e o marido, bem como a falta de uma rede de apoio tornam o seu luto bastante difícil. Só passa a entrar em contato com a dor, a partir da insistência e provocações de um amigo em lembrá-la do passado. Somente algum tempo depois é que consegue entrar em contato com a realidade de sua perda, abrindo possibilidades de elaboração do luto.
P.S EU TE AMO
O filme narra a história de uma jovem que perde o marido para a morte e o modo como ela vivencia o processo de luto.
É uma narrativa bastante ilustrativa do inicio, meio e fim de um processo de luto, na qual encontramos basicamente todos os elementos normalmente presentes : o entorpecimento, a busca pelo marido, a raiva, a depressão, o desespero e desorganização.
A meu ver, alguns aspectos são fundamentais para que ela, finalmente, tenha conseguido reposicionar o falecido em sua memória e coração, de modo a elaborar o luto e a seguir em frente: a certeza do amor do marido expresso através das cartas que ele deixou com a intenção de ajuda-la, o apoio da mãe e dos amigos e a capacidade interna de enfrentamento e de resiliência da protagonista.
MISTERIOS DO PASSADO
Conta a história de um analista, Dr. Sam, que ao retornar a sua cidade natal depois de enterrar o pai, se deparou com um outro luto não resolvido que aconteceu em sua infância. Ao perder sua grande amiga, não teve espaço junto ao pai, afetivamente distante e frio, para expressar a sua dor, chorar a sua perda, e falar da enorme culpa que sentia pela morte dela. Só conseguiu fazê-lo, curiosamente, depois da morte do pai, se permitindo reviver as lembranças do seu passado, e