Reflexão sobre temas potencialmente geradores de conflitos
Fato
A escola é um espaço social de um grande número de pessoas, é possível e normal que surjam conflitos. O que não pode ser comum é o desprezo aos incômodos que aparecem no dia-a-dia nas relações entre os indivíduos que compõem o universo escolar. A convivência uns com os outros permite crescimento pessoal, previsto que se exercitam a tolerância, a paciência e o respeito quase a todo o momento, todavia existem aqueles que necessitam de que um ‘’mergulho’’ intrapessoal, de se conhecer enquanto pessoa humana e de olhar para o próximo e notar que são diferentes cada um com suas características próprias.
Problemas
As dificuldades que vivenciamos se devem ao não reconhecimento do outro enquanto um ser que é único e diferente, esta falta de percepção de alguns, sobre a importância do outro, pode gerar conflitos.
Percebe-se também que é fundamental o autoconhecimento, a alta autoestima, pois aquele que sente bem consigo mesmo, dificilmente ferirá o seu semelhante. Verificamos que a ausência do amor-próprio gera desarmonia e desentendimento.
Resultados Desejados - Soluções
Somos seres humanos e estamos em construção por toda vida. Sabemos que não conseguiremos viver em um ambiente escolar sem discórdias e atritos, contudo, poderemos minimizar alguns conflitos; o nosso grande desafio é despertar nas pessoas a necessidade da reflexão, pensar antes de agir, formar seres mais altruístas e sermos também. Para que tudo isto seja possível, devemos promover situações que completam contatos diretos entre os membros da escola, através de dinâmicas que favoreçam reflexões sobre ‘’estar no lugar do outro’’, o respeito como base para se viver em sociedade e seus benefícios, autoconhecimento, reconhecer sentimentos negativos e a importância de desintoxicar-se deles.
Nas relações entre professor-aluno, aulas extra-escola beneficiam um elo sólido entre eles e também desenvolver projetos com conteúdos.