Para ensinar a felicidade
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
TÍTULO DO PROJETO: Para Ensinar a Felicidade
TEMA GERADOR: Relações Interpessoais
PROBLEMATIZAÇÃO: Como a escola pode trabalhar com seus alunos a convivência harmoniosa e uma aprendizagem feliz?
DELIMITAÇÃO E JUSTIFICATIVA DO TEMA
Este projeto tem o intuito de propor uma intervenção interpessoal entre professor/aluno, entre professor/professo e entre professores/pais, com a finalidade de ajudar estes relacionamentos.
A relação professor/aluno é uma relação que exige cautela em relação a diversidade cultural que existe em uma sala de aula. Cada aluno é singular e, por isso, não podemos ter a mesma postura. O professor precisa pensar antes de tomar uma atitude, pois, sua intervenção depende do sujeito que irá recebê-la.
A relação professor/professor deve constar de uma parceria tanto para auxiliar quanto para apontar a falha não percebida pelo colega. Com uma intervenção construtiva e aberta ao diálogo será possível uma parceria aberta, franca, que contribua na intervenção professor/aluno.
Com relação dos professores com os pais é bastante delicada porque se faz necessário, primeiramente, a conscientização da importância dos pais na escola.
Através de: relatos reais de intervenção, texto de autoajuda, palestra, com um profissional especializado, tentaremos levar contribuições pertinentes que possam melhorar nas relações entre professor/aluno e entre professor/professor.
Para isso, contamos com a orientação e supervisão da nossa professora que muito nos auxiliou, nesta etapa de intervenção, com a finalidade de que possamos fazer um trabalho consciente e bem planejado no sentido de atingir o nosso objetivo.
Partindo dessa perspectiva, nos reunimos para programar todas as etapas com um roteiro bem definido que seguimos sem deixar de considerar as flexibilidades necessárias neste caso.
É importante frisar que este projeto de intervenção será, exclusivamente, para trabalhar com os