Rubem Alves A Alegria De Ensinar
ROBINSON GOMES DE ALMEIDA
A ALEGRIA DE ENSINAR – RUBEM ALVES
João Pessoa/PB
2014
1. INTRODUÇÃO
Rubem Alves (1933-2014) foi um psicanalista, educador, teólogo e escritor brasileiro, é autor de livros religiosos, educacionais, existenciais e infantis. É considerado um dos maiores pedagogos brasileiros de todos os tempos, um dos fundadores da Teologia da Libertação e intelectual polivalente nos debates sociais no Brasil. Entre 1953 e 1957 cursou Teologia no Seminário Presbiteriano de Campinas, São Paulo. Em 1958 muda-se para a cidade de Lavras, Minas Gerais, onde exerce a função de pastor até 1963. Nesse mesmo ano foi estudar em Nova York, retornando em 1964, com o título de Mestre em Teologia, pela Union Theological Seminary. Em 1968, foi perseguido pelo regime militar brasileiro, que o acusou de subversão. Nos anos 80, torna-se psicanalista através da Sociedade Paulista de Psicanálise.
O livro “A Alegria de Ensinar” de Rubem Alves, contendo 93 páginas, que foi publicado em 2001 pela editora Ars Poética, São Paulo. Onde também foi traduzido em Portugal e Espanha, tendo como assunto filosofia da ciência e da educação e gênero pedagogia. O autor utiliza poemas, cita alguns livros e menciona alguns filósofos, compartilha da opinião de alguns pensadores em educação, o que toma sua obra mais completa.
O livro é uma reflexão sobre aquilo que ele acredita ser o principal assunto a ser pensado e discutido em educação na interação professor-aluno e disciplina. Onde o professor tem a missão de ensinar a felicidade, e que as disciplinas deveriam ser como “bolinhas de gude”, objetos de uma brincadeira de prazer, satisfazendo o desejo do saber, do conhecimento. E na realidade essa perspectiva traz à tona a necessidade de discutir o ideal exposto acima, fazendo do mesmo uma utopia. Fazendo com que o professor promova o potencial do aluno.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 ENSINAR A ALEGRIA
O autor inicia o livro mencionando um jargão