BIOMAS LITOR NEOS 2
LITORÂNEOS
RESTINGA, COSTÕES ROCHOSOS,
FALÉSIAS
LOCALIZAÇÃO
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS
•
COSTÕES ROCHOSOS: ambiente costeiro formado por rochas situado na transição entre os meios terrestre e aquátco. É considerado muito mais uma extensão do ambiente marinho que do terrestre, uma vez que a maioria dos organismos que o habitam, estão relacionados ao mar. É um ambiente extremamente heterogêneo: pode ser formado por paredões vertcais bastante uniformes, que estendem-se muitos metros acima e abaixo da superfície da água ou por matações de rocha fragmentada de pequena inclinação
•
FALESIAS: formação litorânea que é produto direto de processos erosivos naturais, relacionado a oscilações do nível relatvo do mar e mudanças nas condições climátcas que ocorrem há cerca de milhões de anos. Em outras palavras, são paredões íngremes encontrados no litoral de quase todo o mundo, esculpidos pela lenta mas constante ação da água do mar, através das ondas e marés, e também pela chuva, que após um longo período de tempo indo de encontro à rocha, acaba por "esculpi-la", originando costas altas e abruptas, resultado direto da erosão marítma.
•
RESTINGA:conjunto de dunas e areais distribuídos ao longo do litoral brasileiro e por várias partes do mundo. Geralmente é revestda de vegetação baixa, criando variações climátcas, o que confere grande diversidade ambiental e biológica. Na restnga, o solo não consttui a principal fonte de nutrientes, mas é sobretudo a vegetação o suporte vital desse ecossistema.
FAUNA E FLORA
•
RESTINGA
FAUNA:Caranguejo, maria-farinha, besourinho-da-praia, viúva-negra, gavião-de-coleira, gafanhoto-grande, barata-do-coqueiro, sabiá-da-praia, coruja-buraqueira, té-sangue, perereca, jararacussu-do-brejo.
FLORA: Sumaré, aperta-goela, açucena, bromélia, orquídeas, cactos, coroa-de-frade, aroeirinha, jurema, caixeta, taboa, sepetba, canela, pitanga, figueira, angelim, entre outras espécies.
•
COSTÕES:
FAUNA: Comunidades de algas e inúmeros