Atps-gestão de pessoal
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
ATPS-Plano de Ação
Disciplina: Gestão de Pessoas
INTRODUÇÃO
Definindo o Conceito de Gestão de Pessoas
De acordo com Chiavenato (1999), a gestão de pessoas é composta por pessoas e organizações, onde uma depende da outra. As organizações precisam das pessoas para obter sucesso (resultados, lucros, estar de acordo com a tecnologia), as pessoas por sua vez dependem das organizações para se sentirem realizadas no campo pessoal, para alcançarem seus objetivos individuais.
Pessoas + Organização = Gestão de Pessoas.
O autor ainda cita que tudo depende de como é gerenciada a gestão, de como é realizada a seleção e recrutamento das pessoas. De como é gerenciado o processo organizacional, os ramos, as atividades a serem executadas, entre outros. As pessoas são visadas como parte produtiva, é importante que vejam como são valorizadas dentro das organizações, como é imprescindível a contribuição destas para com a empresa.
Chiavenato (1999) cita que tudo envolve a competitividade no mercado, tanto a necessidade da qualificação profissional, quanto das inovações das empresas para que essas por sua vez tenham resultados. Para que não haja prejuízo a nenhuma das partes é necessário ambos estarem cientes de que todo esse processo é uma troca onde ninguém sai perdendo. Ao contrário, todos ganham. A organização precisa de resultados, inovações; ou seja, o funcionário contribui com sua inteligência, inovando e criando produtos novos de acordo com os pedidos que surgem no mercado a cada segundo, e a organização por sua vez proporciona ao mesmo uma boa estabilidade, oferecendo-lhe uma boa remuneração, bonificações, entre outros. É importante que o funcionário se sinta como uma joia rara para a empresa, assim o mesmo executará seu serviço com muita presteza.
O autor explica que as pessoas