Marilia Borges ETHOS
ÉTICA E SERVIÇO SOCIAL: uma história e seus desafios
Marília Borges Diogo - UNESP1
O estudo da ética na atualidade busca refletir filosoficamente o SER. A Ética contemporânea se baseia nas potencialidades de cada ser humano, do aspecto característico pessoal e comunitário, qualificando como ético ou antiético aquilo que ajuda ou dificulta a realização das potencialidades do ser humano. Assim a Ética atual entende a pessoa humana como é antes de tudo práxis, ou seja, um ser produtor, transformador e criador, portanto um ser social e histórico, um ser total.
A sociedade, é uma totalidade composta por diversas esferas (singularidades totais), para compreendermos a complexidade das relações se dão nessa sociedade é preciso compreender o movimento dessas esferas em relação à totalidade. Essas esferas operam na totalidade com intensidades diferentes dependendo dos ideais dominantes de cada uma delas.
A pesquisa foi realizada a partir, de alguns estudiosos desse tema a ÉTICA, que tem como referencial teórico a teoria critica de Marx.
O objetivo era traçar alguns avanços alcançados no campo da ética profissional do Serviço Social principalmente após o movimento de reconceituação da profissão, e os desafios que se colocam a essa profissão para a implementação dessa ética no seu cotidiano profissional. Para alcançar o objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica, que permitiu refazer esse percurso histórico, já que a partir desse método é possível uma melhor apreensão da realidade, através de sucessivas aproximações.
Essas aproximações possibilitaram compreender mais sobre a ética e os desafios que essa categoria impõe a todas as profissões, principalmente as que lidam com seres humanos, e entre essas um enfoque ao agir profissional do
Assistente Social, que tem seu agir profissional guiado por um Código de ética que se compromete com a defesa dos direitos da classe trabalhadora.
Trabalho e alienação
Marx acredita na centralidade do trabalho, com isso o